Sobre mim

Helder Novais e Bastos nasceu em 3 de Dezembro de 1984, na cidade de Braga. Fez todo o seu percurso educativo no ensino público, tendo completado o ensino secundário no histórico Liceu Sá de Miranda, em Braga. Formou-se em Medicina em 2008 na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL). Ali, duas experiências marcariam o seu futuro profissional. Desenvolveu investigação pré-graduada no laboratório do Prof. Doutor José Rueff, no Departamento de Genética da FCM-UNL, entre 2004 e 2008. Com o seu mentor, Prof. Doutor Jorge Gaspar, realizou um estudo caso-controlo de associação genética para estudar o envolvimento de polimorfismos de vários genes da via de reparação do DNA de recombinação homóloga (XRCC3, XRCC2, NBS1 e RAD51) na susceptibilidade para o cancro da tiróide. Deste trabalho resultou a sua primeira publicação em revista internacional indexada e com factor de impacto.


Projecto de Saúde Comunitária no interior da Guiné-Bissau

Outra experiência marcante como estudante de Medicina, foi a sua participação num projecto de Saúde Comunitária no interior da Guiné-Bissau, onde trabalhou na definição do perfil e estratégias de melhoria dos cuidados de saúde primários locais.

Este trabalho junto das populações mais isoladas, sem infraestruturas básicas, como água canalizada, saneamento ou luz, estimulou o seu interesse sobre microbiologia e infecções. Em 2009, completou com aproveitamento o curso pós-graduado em Medicina do Viajante da FCM-UNL. Mais tarde, foi um dos elementos fundadores da Consulta de Aconselhamento ao Viajante da Universidade Fernando Pessoa, actividade que entretanto suspendeu.


Especialização em Pneumologia e Investigação

Em 2010, ingressou no internato de especialidade de Pneumologia no Hospital de São João, Porto. Foi-lhe atribuído o estatuto de Interno-Doutorando no ano seguinte, e em 2013 suspendeu o internato médico por um período de 12 meses para se dedicar à investigação no laboratório do MIRD (Microbiology and Infection Research Domain) do ICVS (Instituto de Investigação para Ciências da Vida e Saúde) da Universidade do Minho, em Braga. Durante esse ano aprofundou o seu estudou nos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na interacção hospedeiro-patogénio durante as diferentes fases da infecção com Mycobacterium tuberculosis, a bactéria que causa a tuberculose. Este estudo incluiu intenso trabalho em laboratório BSL-3 (Biosafety level 3), tendo obtido a certificação para esse efeito do próprio instituto. Financiou a sua investigação com prémios e bolsas que foi arrecadando ao longo de vários anos, destacando-se a Bolsa D. Manuel de Mello em 2013, que lhe granjeou alguma notoriedade pública, incluindo a presença em programas televisivos na RTP-1, RTP-Informação e Porto Canal, bem como a participação em diversos artigos de imprensa escrita e online.


Mais recentemente

Em 2016 concluiu a especialidade de Pneumologia, tendo obtido a melhor classificação desse ano. Em 2017 concluiu o seu Doutoramento pela Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM), com a tese intitulada "Identification of human and pathogen molecular variants associated to tuberculosis heterogeneity", tendo sido orientado pela Doutora Margarida Saraiva.
Entre 2009 e 2018 foi Assistente Convidado da EM-UM, onde ensinou nas unidades curriculares de Biopatologia e Introdução à Terapêutica, Moléculas e Células, e Residências de Medicina do curso de Medicina. Coordenou durante vários anos o módulo Respiratório na unidade curricular de Fundamentos de Medicina para alunos licenciados que frequentam um percurso alternativo do curso naquela Escola. Participou ainda como docente na disciplina de Patologia Geral do curso de Optometria e Ciências da Visão da Universidade do Minho. Em 2014 foi responsável pela organização, implementação e coordenação da primeira unidade curricular de Pneumologia na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB), associada ao Hospital de Câncer de Barretos, estado de São Paulo, Brasil.
Organizou e palestrou nas 6 edições do curso de Pós-graduação "Bases Farmacológicas da Terapêutica Racional: Antibioterapia" (2011-2016), do programa internacional de pós-graduações ICVS/ECS-UM. Continua activo em vários outros eventos científicos nacionais, quer como membro da comissão organizadora, quer como palestrante convidado.
Desde 2018 que é Professor Auxiliar Convidado de Pneumologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Nomeado em 2018 pela Revista Sábado entre as 25 figuras mais promissoras na área da saúde em Portugal (edição nº716 de 18 de Janeiro de 2018).